Novo livro do historiador Limério Moreira é lançado em Russas

10/11/2016 - Secretaria de Cultura e Turismo - Cláudio Moura

Como parte da programação do XVIII Encontro Cultural Russano, realizado em Russas pela Casa dos Amigos de Russas – CARUS, aconteceu na noite de 29 de outubro (sábado), no centro Cultural Padre Pedro de Alcântara em Russas, o lançamento do mais novo trabalho do escritor Limério Moreira da Rocha, o livro “Russas: Biografias Ilustres”.

A obra tem como conteúdo, além das figuras que marcaram a história e a vida de Russas, também, os filhos russanos que se destacaram nacionalmente, na literatura, mundo jurídico, pintura, medicina ou em qualquer outro saber humano.

Segundo o próprio historiador, o livro é resultado de incansáveis 13 longos anos de estudos e pesquisas em diversos documentos históricos, inclusive até viagens internacionais foram feitas durante esse período.

Essa não foi a primeira obra de autoria do escritor, anteriormente ele já havia lançado os livros: Russas: sua origem, sua gente, sua história, lançado em 1977,  Usina Beltrão/Fábrica Tacaruna: um século de existência, 1ª edição lançada em 1991, Russas: 200 Anos de Emancipação, no ano  2001. “Usina Beltrão/Fábrica Tacaruna: um empreendimento pioneiro” 2ª edição publicada em 2011 e “Provisões Eclesiásticas do Ceará (1773-1843)”.

Obra e autor foram apresentados pelo professor Gilmar de Oliveira, o mesmo que em 1977, assinava a orelha do primeiro livro de Limério Moreira da Rocha, que foi o “Russas: Sua origem, sua gente, sua história.”

Ainda durante o evento, o escritor foi homenageado pelo Rotary Club de Russas, que lhe conferiu o titulo de sócio honorário, entregue polo presidente Helano Bezerra e o secretário João Maciel Neto.

Vale ressaltar que durante o lançamento todos os exemplares foram vendidos, numa demonstração da grande procura pela obra que traz a biografia de mais de 80 personalidades que fizeram a historia de Russas.

O evento contou com a participação do vice-prefeito, Magela Estácio; secretária de cultura e turismo, Cláudia Lima; secretário de desenvolvimento econômico, Gilberto Rodrigues; secretária de educação, Sandra Maia; familiares do autor; e boa presença de público.

O AUTOR

DSC_1081

Limério Moreira da Rocha é russano (1931), radicado em Recife, graduado em Ciências Sociais, licenciado, bacharel e pós graduado em História, com especialização em História do Brasil e da América, pela Universidade Católica de Pernambuco. Titular, também, de 18 cursos de extensão universitária.  Lecionou, por vários anos, na Fundação de Ensino Superior de Olinda, sócio efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano; sócio correspondente do Instituto Histórico do Ceará e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Sócio da Casa dos Amigos de Russas e sócio correspondente da Academia Russana de Cultura e Arte(ARCA). Portador das Comendas “100 anos do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano” e “Dom Lino Deodato”.