Município realiza festa nota mil para homenagear as escolas nota 10


17/12/2015 - Secretaria de Educação - Cláudio Moura

Em reconhecimento pela relevante conquista para a educação russana neste ano de 2015, aonde o município foi referência com várias escolas premiadas no Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará – SPAECE com o Prêmio Escola Nota 10, no Programa Agrinho, na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, a prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal de Educação e do Desporto Escolar – SEMED, promoveu nesta quarta-feira, 16 de dezembro, uma grande festa para homenagear e celebrar essa brilhante vitória de todos que fazem a educação do Município.

O evento contou com uma grande caminhada que saiu da frente da sede da Secretaria da Saúde, percorreu pela Avenida Dom Lino com chegada à Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante). Uma grande multidão composta por autoridades municipais, funcionários da Secretaria de Educação e outras secretarias municipais, professores, alunos e familiares dos estudantes das escolas premiadas, além da sociedade civil como um todo, formaram uma verdadeira onda de pessoas, que após completarem o percurso, lotaram a Praça para prestigiarem o momento ímpar do evento, que teve além das apresentações artístico-culturais promovidas pelas escolas, a significante entrega de certificados e premiações das escolas premiadas.

segunda

O município foi destaque no Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará – SPAECE, com 10 escolas agraciadas com o Prêmio Escola Nota 10, sendo nove unidades educacionais premiadas no SPAECE/Alfa, foram: Agrícola Padre Pedro de Alcântara, São Gerardo, Nicolau Rodrigues Lima, Luís Ferreira Lima, Francisco das Chagas Lima, Coronel Murilo Serpa, Coração de Jesus, Ciríaco Leandro Maciel e CAIC Senador Carlos Jereissati, e uma no SPAECE – 5º Ano, a Escola Zilzo Leandro Evangelista.

No Programa Agrinho, desenvolvido pelo SENAR/CE em parceria com as secretarias municipais, cujo tema trabalhado em 2015 foi “Viver Bem no Semiárido”, após 13 anos de sua existência, Russas em 2015 conseguiu resultados inéditos, com 02 escolas; Luís Ferreira Lima e Agrícola Padre Pedro de Alcântara, conquistando o título do Programa na modalidade Experiências Pedagógicas, e o 1º lugar no estado do Ceará, conquistando assim o título de Município Agrinho 2015.

Na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), o município teve o8 escolas premiadas com 44 alunos agraciados com medalhas de ouro, prata ou bronze.  As Escolas destaques na OBA foram: Maria Martins de Carvalho, Coronel Murilo Serpa, José Ricardo de Matos, Alípio Rodrigues de Oliveira, José Raimundo de Deus, Francisco das Chagas Lima, Joana Alves de Sousa e São Gerardo.

Russas foi referência também na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), aonde nove escolas ganharam destaque, foram: Agrícola Padre Pedro de Alcântara, Coronel Murilo Serpa, CAIC Senador Carlos Jereissati, Maria Martins de Carvalho, José Raimundo de Deus, Ana Xavier Lopes, Nicolau Rodrigues Lima, Padre Marcondes Matos Cavalcante e Inácio de Barros Neto.

Todas essas escolas foram homenageadas durante o evento com a entrega de certificados de honra ao mérito em virtude de suas relevantes conquistas, o que garantiu mais uma vez a educação russana ser reconhecida como uma das melhores do estado do Ceará.

Participaram desse grande momento que veio a coroar com muito brilhantismo o ano de 2015 da educação russana, o gestor maior do Município Prefeito Weber Araújo, Primeira Dama Mazé Torquato, Vice-prefeito Magela Estácio, Secretária da Educação Sandra Maia e demais secretários municipais, Vereadores: Maurício Martins, Haroldo Torquato e Amarílio Ribeiro, Sr. Ricardo Queiroz representante do SENAR/CE, Sr. Antônio Marques representando a CREDE 10, entrou outros.

Todas essas conquistas são resultados de um trabalho coeso e homogêneo realizado por todos que fazem o sistema educacional de Russas, respaldado pelo compromisso e seriedade de uma administração consciente de que investir na educação é transformar e mudar os rumos da história de um povo.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO