Município de Russas participa do Encontro Nacional do Programa Criança Feliz

06/12/2018 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - Cláudio Moura

Acontece nesta quinta-feira, 06 de dezembro, no auditório da Parlamundi, em Brasília, o Encontro Nacional do Programa Criança Feliz, com a presença do Ministro de Estado do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame. A cidade de Russas está sendo representada pela secretária do trabalho e assistência social Vanda Anselmo.

Esse é um momento importante de avaliação das ações do Programa em âmbito nacional e Russas é um dos 12 municípios brasileiros convidados para participar e apresentar a implementação do Programa, demonstrando os resultados obtidos.

Os municípios convidados pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, para apresentar a experiência do PIS, foram avaliados e selecionados pelo alcance das metas, desenvolvimento da metodologia, ações realizadas, execução financeira e resultados alcançados.

Russas implementou ações  que impactam positivamente e diretamente na vida de 203 famílias atendidas inclusive através da ação articulada e integrada dos serviços públicos  nos territórios.

Nesse momento de conquistas, o Município agradece e reconhece a ação competente e qualificada da coordenação estadual, da equipe municipal (07 visitadores supervisionados pela assistente social Débora Oliveira), aos trabalhadores da rede socioassistencial, do Cadunico  e aos colaboradores das secretarias de Saúde e Educação.

Os agradecimentos vão em especial, ao prefeito Weber Araújo e a primeira dama Mazé Torquato pelo apoio irrestrito no desenvolvimento das ações.

Este momento representa um reconhecimento do bom desempenho da Gestão Municipal de Assistência Social pelo Governo Federal.

UM ANO DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA NO SUAS EM RUSSAS.

Novembro de 2017 a Novembro de 2018

204 FAMÍLIAS EM ACOMPANHAMENTO

Mais de 400 famílias já passaram pelo programa em 12 meses.

• 34 GESTANTES
  • 164 CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • 06 CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS DO BPC
  • 5.585 VISITAS REGISTRADAS
  • 121 FAMÍLIAS ATENDIDAS NA ZONA URBANA E 82 NA ÁREA RURAL
  • 103 ENCAMINHAMENTOS PARA ATENDIMENTOS PSICOSSOCIAIS NO CRAS
  • 88 FAMÍLIAS INSERIDAS EM ACOMPANHAMENTO PAIF
  • 40 ENCAMINHAMENTOS PARA atualização do CADASTRO ÚNICO
  • ARTICULAÇÃO sistemática com a REDE DE APOIO E PROTEÇÃO SOCIAL (integrando o cuidado e os atendimentos nas UBS, CRAS, creches e escolas com educação infantil).
  • PLANEJAMENTOS SEMANAIS da equipe PIS, inclusive com a confecção dos materiais lúdicos utilizados pelos visitadores.
  • 09 CAPACITAÇÕES REALIZADAS PARA VISITADORES, inclusive, juntamente com os agentes de saúde, participação no curso sobre o desenvolvimento infantil, realizado pela Escola de Saúde Pública do Estado com XXX h/a.
  • 15 ATIVIDADES COLETIVAS REALIZADAS COM AS FAMÍLIAS, disseminando informações sobre segurança alimentar e nutricional; direito do brincar; massagem shantala; confecção de brinquedos; fortalecimento de vínculos familiares; desenvolvimento e crescimento infantil, dentre outros.
  • Disponibilidade regular de materiais de custeio e disponibilidade diária de um carro e uma moto, de uso exclusivo da equipe.