Inaugurada a quadra poliesportiva da Escola Margarida Maria de Alacoque do Alto do Velame


02/08/2017 - Secretaria de Educação - Cláudio Moura

Fechando o 1º dia da programação da SEMUR 2017, que seguirá até o dia 06 de julho, data do aniversário de Russas, o prefeito Weber Araújo acompanhado do secretário de Educação Marcos Ferrreira e equipe de governo, inauguraram na noite desta terça-feira, 1° de agosto, a tão sonhada quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Margarida Maria de Alacoque da comunidade do Alto do Velame.

O equipamento foi construído com recursos próprios do Município, que consta de uma excelente estrutura com piso industrial, alambrados, muro e coberta. O espaço torna-se um local totalmente adequado e propício para a realização das práticas esportivas e realização de eventos sociais.

A obra recebeu o nome de quadra poliesportiva Antônio Orlando Martins, através de projeto de lei de autoria do vereador Maurício Martins, aprovado por unanimidade na casa legislativa de Russas.

A justa homenagem eterniza o nome do saudoso Antônio Orlando Martins, filho de Russas, nascido na comunidade de Macambira, que durante sua vida exerceu várias atividades no ramo da agricultura, comércio, agropecuária, e principalmente empreendedorismo, tendo se tornado um dos ceramistas mais bem sucedidos de Russas. Foi no bairro Alto do Velame, onde Orlando Martins instalou sua primeira fábrica passando então a contribuir com o progresso de Russas e principalmente na geração e emprego e renda para os menos privilegiados. Orlando Martins expandiu os negócios e posteriormente instalou mais três indústrias de cerâmica, uma em Quixeré e duas em Limoeiro, se tornando um dos empresários de sucesso do ramo. Acometido de uma enfermidade faleceu aos 68 anos, em 06 de maio de 2011, causando grande comoção aos familiares e amigos.

O homenageado foi representado por sua esposa Sra. Maria Ioneide Martins, presente na composição da mesa, e por seu filho Antônio Macris Martins, que agradeceu pelas homenagens; a sua avó Margarida Maria de Alacoque, nome dado ao colégio do Alto do Velame, e ao seu pai Antônio Orlando Martins homenageado com seu nome eternizado na quadra da Escola, e em nome da família agradeceu especialmente ao vereador Maurício Martins. Ele destacou também que o equipamento demonstra um comprometimento da administração com a cultura e a educação, visto que, uma obra tão estruturada como essa só vai trazer benefícios para nossos jovens.

O vereador Maurício Martins falou da justa e merecida homenagem prestada ao saudoso Orlando Martins, pelo fato da sua grande contribuição para o desenvolvimento da comunidade do Alto do Velame, citando uma de suas benfeitorias que foi a doação de muitos lotes de terra para que as pessoas construíssem suas casas, além da geração de emprego e renda com a indústria de cerâmica.

Maurício destacou a importância da obra para o desenvolvimento das práticas esportivas, ressaltando que o equipamento deve ser cuidado e zelado pela população. “Isso aqui está sendo entregue para a comunidade, mas é preciso que a comunidade der continuidade e cuide disso aqui, porque isso aqui é uma luta da gente trazer uma obra dessa aqui para a comunidade”. Disse o Parlamentar.

O prefeito Weber Araújo ressaltou que eternizar o nome do saudoso Orlando Martins na quadra poliesportiva da escola Margarida Maria de Alaquoque é uma homenagem mais do que justa pelo fato do homenageado ter sido um homem muito querido, trabalhador, íntegro, batalhador, uma pessoa que toda a cidade de Russas conheceu, um exemplo de família, que durante sua vida contribuiu para o desenvolvimento do Município. Sobre o equipamento esportivo, o gestor destacou ser de fundamental importância para que os estudantes tenham um local adequado, propício para a realização das atividades esportivas, fundamentais para o sucesso da educação.

Participaram da solenidade, o prefeito Weber Araújo, primeira dama Mazé Torquato, vice-prefeito Magela Estácio, secretário de educação Marcos Ferreira, demais secretários municipais, vereadores: Maurício Martins, Sargento Girleudo, João do Alípio e Piquet Nogueira, familiares do homenageado, suplentes de vereadores, diretora Verônica Carvalho e demais funcionários da Escola, e sociedade civil.

Vale destacar a participação da Banda de Música Maestro Orlando Leite e Banda Marcial Liduíno Pitombeira que abrilhantaram o evento com suas apresentações.

Confira a programação da SEMUR 2017 para esta quarta-feira, 02 de agosto:

02.AGO (Quarta-feira)
9h Inauguração do laboratório e reforma da Unidade de ProntoAtendimento – UPA

Local: Rua Tabelião Santiago Lima (Planalto)

17h • Entrega de Tablets aos alunos premiados nas OlimpíadasMunicipais de Matemática, Língua Portuguesa, Tabuando e

SMAEF

• Premiação dos campeões dos Jogos Escolares

Local: Praça Manuel Matoso Filho

19h30 Inauguração da Praça José Antônio da SilvaAtração Musical: As Manas Forrozeiras

Local: Praça da Lagoa do Toco



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO