I Semana do Bebê é encerrada com uma grande caminhada


07/12/2013 - Secretaria de Cultura e Turismo - Igor Raneelle

A Prefeitura de Russas em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou entre os dias 02 à 06 de dezembro a I Semana do Bebê em Russas. Uma das principais atividades da programação foi realizada entre os dias 05 e 06.

As 19 escolas de educação infantil de Russas se mobilizaram com palestras, seminários, oficinas e momentos de lazer. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde, nos 17 PSF’s  (Programa Saúde da Família), ofereceu para os pais, dicas sobre cuidados com o bebê, ioga para gestantes, e como fazer o “teste do olhinho” nos filhos, que pode detectar e prevenir doenças oculares. A Secretaria de Cultura e Turismo mobilizou a sociedade civil com temáticas dos direitos e cuidados na primeira infância. Já a anfitriã do evento, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, ministrou cursos para 150 agentes de saúde, 20 orientadores sociais, além de 150 profissionais de educação infantil, sobre cuidados na primeira infância, fortalecimento de vínculos e garantia de direito para mãe a para o bebê.

O prefeito destacou que o objetivo da SSemana do bebê de Russasemana do Bebê, segundo a Unicef, é divulgar para a sociedade a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano. “É necessário sensibilizar gestores para a elaboração e execução de políticas públicas voltadas à faixa etária de zero a seis anos e apresentar experiências positivas de proteção e garantia de direitos na primeira infância e mobilizar a sociedade para os cuidados do bebê”, afirmou Weber Araújo que acompanhou de perto todas as ações.

O encerramento da Semana aconteceu nesta sexta-feira (06), na Av. Dom Lino, com uma grande caminhada para a mobilização da sociedade civil e apresentações artísticas e culturais voltadas à primeira infância. Essa é a primeira vez que Russas realiza a Semana do Bebê. No Brasil, a iniciativa existe há 13 anos e teve origem na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. A experiência foi sistematizada na publicação, com a finalidade de difundir a metodologia e mobilizar os municípios para a garantia os direitos das crianças desde seus primeiros dias de vida.

Clique e veja as principais ações:

Programação completa, aqui

Fotos da caminhada de encerramento, aqui

Momentos de lazer para os pais e bebês, aqui

Seminários sobre a importância dos planos municipais da primeira infância, aqui

Oficinas de capacitação sobre o desenvolvimento infantil, aqui



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO