Governo Itinerante leva a Flores mais de 1600 atendimentos só na área da saúde


26/04/2016 - Destaque - Cláudio Moura

Com apenas 02 edições executadas das 07 programadas, o Projeto Governo Itinerante: A Prefeitura Mais Perto de Você”, vem se consolidando um dos maiores projetos realizados pela Prefeitura Municipal de Russas nessa Gestão, visto que, aproxima cada vez mais as políticas públicas das comunidades, e vem garantindo uma grande quantidade de serviços e atendimentos para a população da zona rural do Município.

A 2ª edição, realizada no Distrito de Flores no último dia 15 de abril, atendeu além da população florense, as famílias das localidades de Sítio Paraíso, Jardim de São José, Miguel Pereira do Mauro, Ramal de Flores, Lagoa da Várzea e Miguel Pereira, sendo considerada de muito sucesso, visto que, foi grande o volume de atendimentos e ações, satisfazendo as necessidades e anseios do grande contingente de pessoas que participaram da etapa do Projeto.

Somente na área da saúde foram realizados 1.652 atendimentos, com oferta de diferentes serviços, como: Atendimentos médico (119), de enfermagem (92), pediátrico (22) e odontológico (49); prevenção do câncer de colo de útero (24); solicitação de Mamografia (11); teste rápido anti HIV e Sífilis (184); vacinação (24); verificação de pressão arterial (294) e glicemia (294); atividades de combate ao Aedes Aegypti/Visitação domiciliar (98); coleta de sangue para realização de diversos exames (27); serviço de auditoria (154); cartão SUS (19) e exames diversos (236).

Na área da Assistência Social foram realizados 694 atendimentos, com a oferta dos seguintes serviços: Reunião de mobilização (34); visitas de mobilização (07); emissão de RG (49); orientação sobre emissão de documentos (25); atualização e revisão cadastral do CadÚnico (107); novos cadastros do CadÚnico (08); consulta sobre situação cadastral (37); panfletagem CadÚnico (150); atendimentos coletivos do CRAS (105);  atendimentos psicossociais (13); atendimento coletivo do CREAS (212).

Na área da Agricultura foram realizados 490 atendimentos, onde foram ofertados os seguintes serviços: Entrega de títulos de imóveis rurais do IDACE (100); cadastro de pessoas em apoio ao projeto de iniciativa popular pela municipalização da agricultura (80); distribuição de mudas nativas e exóticas (300); e cadastro do CAR (Cadastro Ambiental Rural) (10).

Na área de Planejamento e Gestão foram 43 atendimentos com a oferta dos serviços de emissão de contracheque online (09); ficha financeira (32) e informações sobre imposto de renda (02).

Na área da Cultura foram contabilizadas 318 participações com os serviços de corte de cabelo (38) e apresentação do Grupo Dançarte (280).

O Gestor Weber Araújo ouviu 29 pessoas, onde teve a oportunidade de conhecer mais ainda as principais necessidades de cada localidade, com o intuito de traçar metas para atender essas demandas.

Na área do Desenvolvimento Econômico foram realizados 81 atendimentos, com a oferta dos seguintes serviços: Orientação aos Microempreendedores (26); atualização cadastral (17) e visita ao comércio local (38).

Na área da Educação foram centenas de atendimentos, com a realização dos seguintes serviços: Contação de história; apresentação artística cultural da escola da comunidade; ações do Projeto Agrinho; brinquedos e jogos educativos; competição de atletismo; e torneio esportivo.

Na área do Meio Ambiente foram contabilizados 15 participações nas palestras de conscientização sobre resíduos sólidos; uso racional da água; queima de material reciclável, recolhimento do óleo de cozinha para reciclagem, entre outros temas.

Na área da Infraestrutura, grandes ações foram desenvolvidas na sede do distrito de Flores, garantindo melhor comodidade para toda a população do Distrito e comunidades adjacentes. A principal e mais importante foi a erradicação do lixão de Flores, um sonho antigo de seus moradores que sofriam com os problemas causados com o lixão a céu aberto. Funcionários da Seinfra retiraram todo o lixo do local e em seguida recobriram toda a área com terra, e a partir de então ficou determinado que todo o resíduo sólido produzido em Flores e localidades da região geográfica do Distrito, terá outro destino.

Outras ações realizadas na área da infraestrutura foram: recuperação de algumas estradas que dão acesso ao Distrito; manutenção de luminárias, inclusive a iluminação da praça principal; instalação de novas luminárias; poda de árvores das ruas principais; limpeza da praça pública e da escola municipal, e ampliação de rede de distribuição d’água numa parceria com a CAGECE.

matéria resultado

Além das duas edições já realizadas, Retiro e Flores, o Projeto passará ainda por mais 05 sedes. A próxima etapa acontecerá nesta sexta-feira, 29 de abril, às 07h30min, no Distrito do Bonhu/Barracão, que se tornará por um dia a sede do Governo Municipal, com a oferta de todos os serviços da Prefeitura. Na sequência serão realizadas as etapas da Ingá (13/05), São João de Deus (20/05), Lagoa Grande (03/06) e Peixe (24/06).

O Governo Itinerante é uma realização da Prefeitura de Russas numa grande parceria com as secretarias municipais, cuja finalidade principal é levar as ações da administração para junto do povo, garantindo assim momentos de interação e lazer, proporcionando acima de tudo uma prestação de serviço com eficácia e qualidade para a população.

 

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO