Governo Itinerante: Distrito do Bonhu recebeu a 3ª edição do Projeto


30/04/2016 - Destaque - Cláudio Moura

Com o objetivo de aproximar cada vez mais as políticas públicas das comunidades rurais, a Prefeitura Municipal de Russas numa grande parceria com as secretarias municipais realizou nesta sexta-feira, 29 de abril, no distrito do Bonhu/Barracão a 3ª edição do “Projeto Governo Itinerante: A Prefeitura Mais Perto de Você”.

Logo pela manhã foi realizada na quadra poliesportiva da comunidade a solenidade de abertura, com as execuções dos hinos; Nacional e do Município, pela Banda de Música Maestro Orlando Leite, falas das autoridades e assinatura do decreto oficializando a realização da etapa do Projeto.

O prefeito Weber Araújo falou da importância e o que é o Projeto Governo Itinerante. “O Governo Itinerante é uma ação da prefeitura para aproximar a prefeitura da população, a prefeitura das comunidades, e o Governo Itinerante hoje aqui no Barracão vai beneficiar todo o Distrito do Bonhu, todos os moradores dessa região com ações de todas as secretarias.” Ressaltou o Gestor.

O Projeto transformou por um dia o Distrito do Barracão na sede administrativa do Governo Municipal, que montou toda sua estrutura de atendimento, inclusive o gabinete do prefeito foi instalado no local, onde o gestor Weber Araújo passou o dia articulando ações, acompanhando os serviços e atendendo a população, onde teve a oportunidade de conhecer mais ainda as necessidades das localidades, e a partir de então poderá traçar metas para atender as prioridades de cada comunidade.

13094322_958883724208778_3852357588203877469_n

Foi um dia de muita integração, lazer, e principalmente prestação de serviços, destinados à população do Distrito e também das comunidades do Assentamento Malacacheta, Capim Grosso, Lagoa do Teixeira, Riacho do Barro, Santo Antônio e São Pedro. O Governo Itinerante garantiu atendimentos e ações nas áreas de infraestrutura, Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Planejamento e Gestão, Ação Social, Esporte e Cultura, atendendo direto e indiretamente aproximadamente 3 mil pessoas.

Na área da infraestrutura a sede do Distrito foi beneficiada com um conjunto de ações como: recuperação e patrolamento de estradas e ruas, mutirão da limpeza, poda de árvores e recuperação da praça pública, garantindo assim mais comodidade para a população local.

O grande marco do Governo Itinerante no Bonhu foi a instalação da nova iluminação no centro do Distrito, através do “Programa Russas Iluminada”, aonde foram instaladas 26 luminárias com lâmpadas a vapor metálico de 250 w com braços ornamentais padronizados com as cores do Município, proporcionando uma melhoria de 100% na luminosidade, garantindo então mais segurança para os moradores da comunidade.

13096334_958879070875910_3289019055240591539_n

Outro grande destaque foram os serviços na área da saúde, com um total de 738 atendimentos em consultas médicas, procedimentos odontológicos, exames de prevenção, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite), verificação da Pressão Arterial, glicemia, vacinação contra a gripe H1N1, ações de combate ao Aedes aegypti, serviço de auditoria, entre outros.

Vale destacar também as centenas de atendimentos realizados pelas demais secretarias na prestação de diversos serviços como: atualização cadastral do Cadastro Único; emissão da carteira de identidade; atendimento para inscrição no Cadastro Único; atendimentos coletivos das equipes do CRAS e CREAS; corte de cabelo; entregas de títulos de Imóveis Rurais; distribuição de mudas nativas e exóticas; ações do Projeto Agrinho; palestra sobre a conscientização do uso racional da água; abastecimento de água com a intensificação da operação carro pipa; emissão de contracheques on-line, entre outros.

Além de atendimentos e serviços, o Governo Itinerante proporcionou também momentos de lazer e interação através de atividades artísticas, culturais e esportivas, como contação de história; brinquedos e jogos educativos; torneio de futsal escolar e aberto a comunidade; apresentação de dança e apresentação de capoeira. Vale ressaltar que os vencedores das modalidades esportivas foram premiados com medalhas e troféus padronizados com a logomarca do Projeto.

E para fechar com muito sucesso a etapa do Projeto no Barracão, a noite aconteceu um torneio de futsal aberto as comunidades, e o prefeito Weber Araújo, realizou a inauguração da nova iluminação instalada no centro do Bonhu. O serviço garantiu uma grande mudança no aspecto noturno da comunidade, que antes era escura e agora ficou totalmente iluminada, garantindo assim mais segurança à população.

13096110_958885044208646_8687811016279784432_n

Era evidente o sentimento de alegria e gratidão dos moradores com mais uma importante obra realizada pela prefeitura na comunidade. Vale ressaltar que somente nessa gestão a prefeitura de Russas já beneficiou o distrito do Barracão com mais duas moderníssimas obras; a quadra poliesportiva e a Unidade Básica de Saúde.

Essa foi a 3ª edição do Governo Itinerante, que já aconteceu na comunidade do Retiro e no distrito de Flores, e ainda será realizado em mais quatro polos: Na Ingá (13/05), São João de Deus (20/05), Lagoa Grande (03/06) e Peixe (24/06).

O Projeto Governo Itinerante é uma realização do Governo Municipal em parceria com as secretarias municipais, com a finalidade de levar as ações da administração para junto das comunidades rurais, garantindo momentos de socialização e lazer, e acima de tudo uma prestação de serviço com eficácia e qualidade para a população.

13133178_958879177542566_444777120961426615_n



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO