Governo do Estado em parceria com a Prefeitura realiza capacitação para gestores municipais sobre Educação Fiscal


26/04/2018 - Secretaria de Finanças - Cláudio Moura

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e em parceria com a prefeitura de Russas realiza durante toda esta quinta-feira, 26 de abril, no Centro Vocacional Tecnológico – CVT, uma capacitação para gestores municipais sobre Educação Fiscal. O curso faz parte das ações do Programa de Educação Fiscal do Governo do Estado, nos municípios de Russas, Sobral, Morada Nova e Limoeiro do Norte. A iniciativa é desenvolvida por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú.

O objetivo da capacitação consiste em transmitir aos gestores e técnicos municipais conhecimento a respeito dos tributos e das finanças públicas, para que estes possam ser multiplicadores de uma consciência fiscal para a comunidade.

O prefeito Weber Araújo esteve presente na abertura da capacitação e destacou que a gestão municipal está empenhada em fazer o seu papel de disseminar uma educação social sobre os tributos e sua importância para o desenvolvimento urbano do nosso município.

O coordenador de conteúdo tributário, Marcelo Lettieri, explica que a capacitação é dividia em duas etapas e tem carga horária de 16 horas/aula. “Nesta primeira etapa, iremos apresentar o programa e a sua importância como instrumento na formação cidadã de nossa comunidade”, destaca Lettieri.

A implementação do programa tem como fundamentos a adimplência com os tributos, a participação da população diante de um processo de cidadania ativa, o estímulo ao conhecimento das políticas públicas realizadas pelos municípios, bem como a importância da preservação do patrimônio da cidade.

A partir do programa, as prefeituras municipais deverão realizar um conjunto de atividades dirigidas para a conscientização e formação sobre os temas mais relevantes no campo da Educação Fiscal, envolvendo a produção de materiais pedagógicos, que serão veiculados em formatos diversos, com abordagens diferenciadas dos conteúdos, de forma a contemplar os públicos com os quais se pretende trabalhar o assunto.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO