Girassol do Sertão e Benjamim Constant são as campeãs do Russas Junino 2017

02/07/2017 - Secretaria de Cultura e Turismo - Cláudio Moura

A cidade de Russas viveu nos dias 30 de junho e 1º de julho as emoções do tradicional Festival de Quadrilhas Russas Junino, ocorrido no Ginásio Poliesportiva Raimundo Rocha, na Catumbela, numa realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.

Foram dois dias de muita alegria, socialização e emoção, que teve como objetivo apoiar, promover, incentivar e mobilizar as agremiações juninas locais e da região, no intuito de manter viva uma das maiores tradições culturais do Nordeste, além de garantir lazer, entretenimento e socialização à população russana.

E numa disputa acirradíssima que marcou seu retorno ao festival, à quadrilha Girassol do Sertão do distrito de Flores, que fez uma apresentação impecável, venceu na categoria regional com diferença de apenas um décimo, 179,7 contra 179,6 da Benjamim Constant. A terceira colocada foi a Flor do Mamulengo também de Russas com 179,4.

Já na categoria municipal, a grande campeã foi a Benjamim Constant, que este ano comemora seus 25 anos de estrada, e foi até homenageada durante o Festival. Em segundo ficou a Flor do Mamulengo e terceiro a Filhos do Sertão da comunidade de Jardim de São José/Russas.

Vale ressaltar que as quadrilhas Girassol do Sertão (Flores) e Arraia do Meu Sertão (Sítio Canto), que estavam há alguns anos sem participar, disputaram o Municipal pelo grupo de acesso, sendo que a Girassol obteve a melhor nota e subiu para o principal no ano que vem.

Vale destacar também a belíssima apresentação da quadrilha junina da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Russas (APAE), que a cada ano contagia o público presente na abertura do evento.

Por ser um festival federado, o Russas Junino contou com o apoio e a parceria da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará – FEQUAJUCE, e teve todo seu corpo de jurados composto por representantes da Federação.

O Prefeito, Weber Araújo; Primeira Dama, Mazé Torquato; Secretária da Cultura, Turismo e Esporte, Cláudia Lima; e equipe de Governo estiveram durante os dois dias prestigiando o evento.

Para a Administração Municipal, o Russas Junino é um evento de grande importância, que há anos faz parte do calendário cultural do Município. É um momento que proporciona diversão para as famílias russanas, além de propagar conhecimentos culturais, visto que, as agremiações levam a quadra temas interessantes, tornando-se uma verdadeira aula de cultura.

As agremiações vencedoras nas duas categorias foram premiadas com belíssimos troféus e valores em dinheiro. Houve também premiação em troféus para os destaques individuais. Confira abaixo o resultado completo do Festival:

RUSSAS JUNINO 2017

REGIONAL

Casamento – Girassol do Sertão

Tema – Girassol do Sertão

Repertório – Girassol do Sertão

Noivo – Girassol do Sertão

Noiva – Girassol do Sertão

Rainha – Benjamim Constant

Marcador – Girassol do Sertão

3° – Flor do Mamulengo (179.4)

2° – Benjamim Constant (179.6)