Girassol do Sertão de Flores conquista Vice-Campeonato do Festival Cearense de Quadrilhas Juninas

20/07/2018 - Secretaria de Cultura e Turismo - Cláudio Moura

Para coroar um ano repleto de resultados positivos, a Quadrilha Girassol do Sertão do distrito de Flores/Russas, campeã do Festival Russas Junino 2018, representou o Município no XVI Festival Cearense de Quadrilhas Juninas, disputado em Fortaleza de 10 a 15 de julho, na arena Castelão, e conquistou o Vice-Campeonato sagrando-se a 2ª melhor agremiação junina do Estado. Nesse mesmo festival a marcadora Marcia Oliveira da Girassol conquistou o primeiro lugar, sagrando-se a melhor do Ceará.

Vale ressaltar que a quadrilha russana perdeu por apenas um décimo para a campeã Paixão Nordestina de Fortaleza, o resultado apontou 209,90 contra 209,80. A outra quadrilha representante de Russas, Benjamim Constant, ficou na 11ª posição com 208,90.

Além desse ótimo resultado, a Girassol do Sertão obteve várias outras conquistas, fechando a temporada 2018 com uma campanha impecável, ganhando destaque e notoriedade por onde passou.

O tema escolhido para o trabalho de 2018 foi “Minha Manifestação Cultural Também é Política”, e teve como objetivo mostrar que o movimento junino/cultural do estado do Ceará também se importa e se manifesta a favor de uma sociedade justa, onde seus integrantes não são leigos ao que está acontecendo. Por onde a Girassol do Sertão passou manifestou em forma de dança, teatro e música que não desistimos do nosso Brasil, que ainda devemos ter esperança.

Os excelentes resultados conquistados se tornaram coadjuvantes diante de tanta manifestação de carinho e de aceitação vindo do público. Desde a estreia até então, os vídeos da agremiação na internet somam mais de 01 (um) milhão de visualizações. A cada local que a quadrilha se apresentou, uma multidão de pessoas esteve presente para prestigiar pelo simples fato de se sentirem representadas pelo o trabalho do grupo. Vale ressaltar que só fica o que significa, portanto a mensagem que a Girassol 2018 deixou na vida e no coração das pessoas ficará por muito tempo.

A Quadrilha Girassol do Sertão é um grupo que desde 2006 realiza um trabalho com os jovens de Flores, levando o nome deste distrito e do município de Russas a todos os cantos do Ceará e do Nordeste. Para o ano de 2018, além de sua diretoria, o grupo foi representado pelas seguintes pessoas: Alex Xavier – Presidente, Adriano Mendes – Coreógrafo, Renato Júnior – Noivo, Liana Jéssica – Noiva, Cintia Freitas – Rainha e Márcia Oliveira – Marcadora.

A Girassol contou também com o importante apoio do governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, que através de sua secretária, Cláudia Lima, parabeniza a todos pelas relevantes conquistas e por representar tão bem o nome de Russas, e também por ajudar a manter viva uma das maiores manifestações culturais do Nordeste.

Confira abaixo os resultados conquistados pela Girassol do Sertão nesta temporada:

FESTIVAL DE JAGUARIBARA

1º LUGAR, MELHORES NOIVOS, MELHOR MARCADORA

FESTIVAL DE JAGUARETAMA

2º LUGAR

CURIÓ JUNINO FORTALEZA

3º LUGAR, MELHOR MARCADORA, MELHOR RAINHA

JANGADEIRO JUNINO (NORDESTÃO)

2º LUGAR, MELHORES NOIVOS

FESTIVAL DE IRACEMA

2º LUGAR

FESTIVAL DE QUIXERÉ