Exercícios operacionais marcam a rotina dos atiradores do TG 10-010 de Russas


22/05/2015 - Destaque - Igor Raneelle

Ao todo, 50 jovens fazem parte da turma de atiradores do Tiro de Guerra 10-010, nas fileiras do Exército Brasileiro. Os jovens recebem instruções militares, têm aulas de civismo e cidadania, de armamento, de primeiros socorros, tecnologias sociais, entre outras atividades.

Nos dias 19 e 20 de maio, o Comando do TG 10-010 realizou a prática de treinamento operacional da turma de Atiradores, nas instalações do aquartelamento em Russas-CE. Foram executadas as técnicas especiais nas pistas de maneabilidade no terreno e a pista de transposição de obstáculos.

Durante o trajeto da pista, os atiradores puderam aplicar as diversas técnicas de progressão em combate, como o rastejar, o engatinhar, caminhar à noite, corrida, rolamento, ultrapassando diversos obstáculos, aproveitando-se de cobertas e abrigos, visando dificultar a observação e contato com tropa inimiga.

Foi simulada também a situação onde a tropa se depara com um rio e tem que passar a sua outra margem. Os atiradores tiveram a oportunidade transpor o obstáculo (rio) sobre uma corda utilizando-se das técnicas ensinadas. Todos os 50 (cinquenta) atiradores conseguiram atravessar o obstáculo e cumprir a missão prevista.

Pela primeira vez em Russas os atiradores tiveram o privilégio de participar de uma pista de tamanha estrutura e complexidade operacional, na qual todos os participantes atingiram os objetivos determinados.

O Comandante do Tiro de Guerra 10-006 de Limoeiro do Norte, Sargento Sandro Nunes, elogiou a iniciativa do município de Russas e trouxe seus atiradores, nesta sexta-feira (22) para prática do conhecimento teórico na pista do TG de Russas.  De acordo com o Sargento Sandro Nunes, os atiradores saíram mais preparados e motivados para cumprir suas missões no Tiro de Guerra, oferecendo-os uma preparação mais técnica e estratégica.

O Comandante do TG de Russas, Subtenente Jorge Almerindo Carvalho, encerrou as atividades afirmando que os ensinamentos farão dos atiradores grandes cidadãos. “Vocês foram privilegiados em ter uma pista deste nível e em sua cidade, é a mesma existente em grandes quartéis. Levem a experiência como recordação para a vida toda, a comunidade Russana se orgulha em ter cidadãos diferenciados em seu meio social”, concluiu Jorge.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO