Evento de encerramento do 1° Grupo de Controle ao Tabagismo aconteceu nesta sexta (28), na UBS da Várzea Alegre


28/09/2018 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

Na manhã desta sexta-feira, 28 de setembro, foi realizado na Unidade Básica de Saúde da Várzea Alegre o evento de encerramento das atividades do primeiro Grupo de Controle ao Tabagismo do município de Russas. O encontro contou com orientações, depoimentos e trocas de experiências.

Organizado pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Estratégia de Saúde da Família em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), o programa tem como objetivo proporcionar uma melhora na qualidade de vida da população, contribuindo no processo de parar de fumar. O grupo teve início em agosto de 2018, composto por seis encontros realizados uma vez por semana. Para auxiliar no controle do tabagismo, os participantes contaram com o apoio de uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, psicóloga, fisioterapeuta, cirurgião dentista, fonodióloga e farmacêutico.

De acordo com os participantes, o incentivo por parte dos colegas e da equipe multiprofissional foi fundamental para o abandono do tabagismo. “Eu já entrei no grupo com vontade de largar o cigarro. Mas se não fosse por vocês, eu acho que não teria parado de fumar. Não é fácil. Tem que ter coragem e força para isso, pois tem que ser forte quando bate a vontade”, destacou a senhora Osmira Alves, de 74 anos, exemplificando o sentimento do grupo.

Além dos participantes que conseguiram vencer a nicotina (54,54%), teve os participantes que reduziram significativamente o consumo do cigarro (45,45%), o que mostra o resultado positivo do grupo.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO