Escola José Ricardo de Matos realiza evento de abertura do Programa Agrinho 2017


11/05/2017 - Secretaria de Educação - Cláudio Moura

Com realização da Escola Municipal José Ricardo de Matos da comunidade de Ingá, e apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, por meio da Coordenação Municipal do Programa Agrinho, acontece por todo o dia desta quinta-feira, 11 de maio, na respectiva Escola a abertura do Programa Agrinho 2017 com o tema Cidadania e Subtema: Família, a base da formação para a cidadania, com o objetivo de enriquecer a qualidade de vida no campo, pela construção de novos valores de resistência e renovação da realidade na zona rural, visando que todos sejam agentes multiplicadores nesse processo.

O momento da abertura aconteceu às 8h, com a execução do Hino de Russas, fala das autoridades, Peça Teatral: O Agrinho sai em defesa da Cidadania, e a abertura do Projeto de Leitura de Educação Infantil ao 5º ano.

Estiveram presentes, o secretário de educação Marcos Ferreira, secretário de agricultura Nilson Mendonça, coordenadora municipal do Programa Agrinho Cláudia Araújo, diretora da Escola Vera Honorato, demais funcionários da Escola, alunos e sociedade civil.

O evento é uma espécie de Agrinho Cidadão com vários serviços disponíveis a população da comunidade, como: Palestra, Cadastramento e Atualização CAD ÚNICO, Agendamento biométrico eleitoral, corte de cabelo, Modelagem de sobrancelhas, Entrega de Mudas, Entrega de Títulos de Terra, Emissão do CPF, Imunização de Idosos acima de 60 anos, diabéticos e Professores com a dose da vacina contra gripe, Verificação de pressão arterial e glicemia, Atividades de combate ao Aedes Aegypti, Contação de Histórias, Aplicação de Flúor, Ginástica Laboral, entre outros.

O Agrinho é um programa desenvolvido pelo SENAR – CE em parceria com as secretarias municipais, e completa, este ano, 15 anos de existência. Por meio dele, temas importantes, como Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Consumo e Cidadania são explorados junto às crianças e adolescentes rurais, por meio das escolas da zona rural, que são lócus de formação, através do desenvolvimento de um trabalho pedagógico.

As modalidades trabalhadas são: Desenho, Redação, Experiências Pedagógicas e Município Agrinho, Coordenador Municipal, que ao final dos trabalhos são avaliados e premiados. A nível de estado os vencedores são agraciados com prêmios como um carro Fiat Uno para a “Categoria Professor”. A nível municipal, o município de Russas inova, premiando com um tablet os projetos didáticos desenvolvidos na modalidade “Experiência Pedagógica”.

Vale ressaltar que o município de Russas, obteve por dois anos seguidos, a premiação máxima do Programa Agrinho, sendo eleita 1º lugar do estado do Ceará em 2015 e 2016, se tornando então bicampeã do título “Município Agrinho”. Além de inúmeras outras premiações individuais conquistadas durante os últimos 04 anos, com destaque para o 2º lugar na modalidade experiência Pedagógica, conquistado em 2016 pelo professor Francisco Evenilson da Silva, garantindo então uma moto 0KM como premiação inédita para o Município.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO