Equipe da SEMA participou da primeira Reunião Técnica do COMARES-UL em Alto Santo


30/01/2018 - Secretaria de Meio ambiente - Cláudio Moura

A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Russas (SEMA) participou na última terça feira (23) da primeira Reunião Técnica do COMARES-UL do ano de 2018. O encontro aconteceu na cidade de Alto Santo, uma das cidades contempladas pelo Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos da região do Vale do Jaguaribe.

A reunião contou com uma apresentação de um caso prático de implementação do Plano Municipal de Coleta Seletiva, a qual foi ministrada pelo antigo Secretário de Meio ambiente da cidade de Crateús-CE Wanderley Marques de Sousa, que coordenou todo o processo, desde planejamento e elaboração do plano, até a implantação da coleta em toda a cidade.

No segundo momento foi realizada uma oficina, ministrada por Alceu Galvão (ARCE), onde foram apresentados modelos orçamentários de Despesas vs. Receitas envolvendo o processo de coleta seletiva, desde a coleta do material e sua separação até seu destino final, aplicados em cada uma das cidades, a depender das necessidades de cada uma destas.

A participação de um corpo técnico diversificado (professores, assistentes sociais, procuradores municipais, geólogos, técnicos de meio ambiente, secretários de meio ambiente, agentes administrativos e prefeitos entre outros) promoveu uma valiosa discussão em torno do tema “resíduos sólidos” sob o ponto de vista técnico, profissional, econômico e acima de tudo social.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO