Educação de Russas em festa: Prefeitura realizou grande evento para celebrar resultados de 2017


28/12/2017 - Secretaria de Educação - Cláudio Moura

A Prefeitura de Russas por meio da Secretaria da Educação e do desporto Escolar, realizou no início da noite desta quarta-feira, 27 de dezembro, um grande evento para celebrar os excelentes resultados conquistados pela educação do Município neste ano de 2017. A mega festa contou com um grande desfile que saiu da Secretaria Municipal de Saúde, rumo à Praça do Estudante, onde aconteceram as premiações: Escolas Nota 10 (premiadas a nível estadual – SPAECE), Escolas Destaques (SPAECE), Programa Agrinho, Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

No Programa Agrinho, realizado pelo SENER/CE, a cidade de Russas sagrou-se tricampeã da premiação máxima “Município Agrinho”, além do 2º e 8º lugares do Estado na modalidade Experiência Pedagógica, com as escolas Uirandé Augusto Borges (Barracão) e Joana Alves de Sousa (Lagoa Grande) respectivamente, e anda o 4ª lugar na modalidade Redação (4º e 5º ano) conquistado pela aluna Graziela da Escola Zina Moreira.

A educação de Russas obteve 13 escolas nota 10 (2º ano) no SPAECE 2016. Foram: Nossa Senhora de Fátima (Premada), Agrícola Padre Pedro de Alcântara (Premada), Maria Martins de Carvalho (Premada), Padre Marcondes, Ciríaco Leandro, São Gerardo, Coração de Jesus, Inácio de Barros Neto, Raimundo Pelópidas, Tia Benilce, CAIC Agaci Fernandes, Nicolau Rodrigues Lima e Doutor José Martins de Santiago.

Foram mais 02 Unidades nota 10 (5° ano) no SPAECE 2016; a Waldemar de Sousa Pinheiro e Maria Martins de Carvalho.

Já no SPAECE 2016 (9º ano) foram 05 escolas destaques: Waldemar de Sousa Pinheiro, Coronel Murilo Serpa, Francisco Sérgio Rebouças, São Gerardo e Maria Martins de Carvalho.

Russas obteve também nesse ano de 2017, a Escola Inácio de Barros Neto, como destaque nacional em excelência com equidade – 2013 e 2015, referentes aos anos finais do Ensino Fundamental.

Já na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a educação russana teve 06 escolas em destaque, foram: José Ricardo de Matos (OBA), Maria Martins de Carvalho (OBA), Raimundo Pelópidas de Araújo (OBA), José Raimundo de Deus (OBA), Inácio de Barros Neto (OBMEP) e CAIC Agaci Fernandes (OBMEP).

A festa da educação russana contou também com a participação da Políca Rodoviária Federal, que numa parceira com a SEMED, trabalhou em três escolas (Ana Xavier Lopes, CAIC Agaci Fernandes e Tia Benilce), o projeto FETRAN – Festival Estudantil Temático de Trânsito, cujo objetivo foi promover a educação no trânsito.

Outro resultado da educação russana que merece destaque é que todas as escolas do Município estão no nível desejável de proficiência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.

Fo realmente uma brilhante festa que teve como meta principal, além de comemorar tantas conquistas, levar ao conhecimento da sociedade russana os excelentes resultados obtidos pela educação de Russas, e também evidenciar a seriedade e o compromisso da gestão Weber Araújo com a educação do Município.

Apresentações artístico-culturais das escolas, da banda de música Maestro Orlando Leite e também da banda marcial Liduíno Pitombeira abrilhantaram a festa.

O evento contou com a participação das 33 unidades de ensino do Município, autoridades locais como o prefeito Weber Araújo, primeira dama Mazé Torquato, secretário de educação Marcos Araújo, demais secretários municipais, representante do SENAR/CE Luiz Mendes, coordenadora municipal do Programa Agrinho Cláudia Araújo, vereadores, coordenadores, suplentes de vereadores, patrulheiros da PRF, e sociedade civil.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO