Corrida da Saúde “3K” movimentou o Dia do Desafio em Russas

31/05/2018 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

Com realização da Secretaria Municipal de Saúde, e apoio total da Prefeitura de Russas e apoiadores, aconteceu no início da noite desta quarta-feira, 30 de maio, a I Corrida da Saúde “3K”, com percurso de 3km, sendo realizada na Avenida Dom Lino com largada e chegada na Praça do Estudante.

O evento contou com a participação de centenas de russanos, que logo após a chegada participaram também do Aulão de Zumba. As atividades marcaram o encerramento da programação do Dia do Desafio na cidade de Russas.

A corrida “3K” foi uma feliz ideia de seus organizadores objetivando criar oportunidade de integração social, e principalmente conscientizar a população para o hábito da prática de exercícios físicos, como atividades de grande importância e inúmeros benefícios na promoção da saúde física e mental.

O evento contou ainda com sorteio de vários brindes, serviços de saúde (aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, massoterapia e terapia manual) e ponto de hidratação em uma tenda montada para receber todos os russanos, além de kits composto de blusa e squeeze, para os primeiros 400 inscritos.

A Corrida 3K teve também sua contribuição social, visto que, arrecadou voluntariamente produtos de higiene pessoal, fraldas geriátricas ou leite em pó, que serão doados para o Lar Santa Clara, que abriga idosos do Município.

O evento contou com a participação do prefeito Weber Araújo; primeira dama Mazé Torquato; secretários municipais; profissionais de todas as secretarias; atiradores do TG 10-010, e boa presença da sociedade civil.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983 e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA – Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades do mundo inteiro  a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.

Com o slogan “Você se Mexe e o Mundo Mexe Junto”, o evento acontece anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.

O município de Russas enfrentou nesta edição a cidade mexicana de Salvatierre e aguarda o resultado da disputa, que será divulgado no próximo dia 05 de junho.