Comissão Municipal de Resistência pela Vida no Semiárido inicia nesta terça (08/03) acompanhamento às cisternas de Russas


07/03/2016 - Secretaria de Agricultura - Cláudio Moura

Numa grande parceria envolvendo o Governo Municipal, através da Secretaria da Educação e Agricultura, e a Comissão Municipal de Resistência pela Vida no Semiárido, terá início nesta terça-feira, 08 de março o acompanhamento a todas as cisternas existentes no município de Russas, implantadas através do Programa Um Milhão de Cisternas desenvolvido pela ASA – Articulação no Semiárido Brasileiro, no início do ano 2000. A equipe de profissionais da Comissão visitará por toda essa semana as comunidades de Lagoinha, Frade e Fradinho.

A ação faz parte das atividades em comemoração ao mês da água, ressaltando que no próximo dia 22 de março é comemorado em todo planeta o Dia Mundial da Água. Durante as visitas será abordada a grande importância dessas cisternas para suprir a necessidade básica da população que vive no campo, a água de beber.

O Programa Um Milhão de Cisternas foi o primeiro programa desenvolvido pela ASA – Articulação no Semiárido Brasileiro, no início do ano 2000 visando atender a uma necessidade básica da população que vive no campo: água de beber. Com esse intuito nasceu o “Programa Um Milhão de Cisternas” – P1MC que tem como objetivo melhorar a vida das famílias que vivem na Região Semiárida do Brasil, garantindo o acesso à água de qualidade.

O P1MC vem possibilitando inúmeros avanços para as famílias e comunidades rurais como o aumento da frequência escolar, a diminuição da incidência de doenças em virtude do consumo de água contaminada e a diminuição da sobrecarga de trabalho das mulheres nas atividades domésticas.

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO