Comando da GM envia oficio ao Ministério da Justiça sinalizando interesse em armar a corporação

30/06/2013 - Guarda Municipal - Igor Raneelle

O Comando da Guarda Municipal de Russas, que tem a frente Francisco José Moura de Freitas, enviou oficio ao Ministério da Justiça, sinalizando a intenção da aquisição do porte de arma de fogo para a corporação. No documento, Moura destaca a necessidade de dotar a GM de equipamentos que propiciem a execução dos serviços de competência do órgão, para oferecer um serviço de melhor qualidade para a população.

De acordo com a Lei 10.826/2003 é deferido o porte de arma de fogo aos órgãos de Segurança Pública, incluindo as Guardas Municipais, em cidades com população igual ou superior a 50 mil habitantes. Com essa iniciativa, o comando da GM inicia o processo para a aquisição do porte para a Gurda Civil Municipal de Russas.

O tema ainda será exaustivamente discutido e analisado pela gestão municipal antes de ser colocado em prática. No debate deverão participar os chefes do executivo, legislativo, judiciário, representantes das forças de segurança do estado e sociedade civil organizada.

Devido aos altos índices de violência nas cidades do interior, somados ao reduzido contingente policial, muitas prefeituras pelo Brasil afora vem encontrando na sua Guarda Municipal a alternativa para melhorar sua segurança.