Cláudia Lima participa do encontro sobre a Validação do Plano Estadual da Cultura


22/02/2013 - Secretaria de Cultura e Turismo - Igor Raneelle

A secretária de cultura e turismo de Russas, Cláudia Lima, participou do seminário promovido pela Secretaria de Cultura do Ceará para Validação do Plano Estadual da Cultura – PEC, nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2013, no Teatro Carlos Câmara, em Fortaleza. Na pauta estava a apresentação do Sistema Nacional de Cultura, suas vantagens e potencialidades, além das estratégias e ações para elaboração do plano que norteará o setor cultural nos próximos 10 (dez) anos.

Foram apresentadas e discutidas as estratégias que irão nortear as políticas culturais para os próximos dez anos. O Seminário faz parte das atividades de implantação do Sistema Estadual de Cultura do Ceará, que representa uma das principais demandas da Secretaria da Cultura do Ceará.
O secretário de articulação institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Machado, fez a apresentação da importância de aderir ao Sistema Nacional de Cultura – SNC, que além de benefícios financeiros há a cooperação de estratégias para o desenvolvimento cultural entre os municípios, estados e o governo federal.

O Plano tem sido discutido com ampla participação social, tendo como metodologia encontros territoriais, já realizados em quatorze microrregiões, e reuniões com grupos setoriais. A elaboração do PEC prevê ainda uma consulta pública a ser realizada durante o mês de abril de 2013. O encontro contou com a presença dos secretários municipais de cultura do estado do Ceará, além de prefeitos e representantes do poder público estadual e nacional.

Segundo a secretária, Cláudia Lima, o seminário foi de grande importância para o desenvolvimento da cultura do estado, principalmente para o município de Russas, para isso vai discutir com o prefeito Weber Araújo o Sistema Nacional de Cultura – SNC que tem como objetivo criar o Conselho de Políticas Culturais, desenvolver o Plano de Cultura do Município e a Lei do Fundo Municipal de Cultura para receber repasses do governo federal, por meio do SNC.

“No Ceará, 79 municípios já aderiram ao SNC, no vale do Jaguaribe, apenas Russas se encontra com seu sistema em vigência, faltando apenas à efetivação do Fundo Municipal de Cultura que inclusive já estamos dialogando com o prefeito Weber Araújo sobre as possibilidades”, afirmou Cláudia.

Na ocasião, Cláudia Lima foi escolhida como representante regional do Vale do Jaguaribe para compor a Associação dos Gestores de Cultura do Ceará (DICULTURA), sendo ela a titular, e a como suplente a Sra. Fátima Diógenes do município de Jaguaribe.

Nesse encontro, Russas foi representada pela comissão composta pela secretária Cláudia, e representantes da OFICARTE, Márcia Oliveira e Frank Lourenço.

Assessoria de Comunicação – ASCOM



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO