Cartão do SUS disponível em versão digital


09/10/2015 - Destaque - Rubens Mesquita

O Cartão SUS – que é a identidade do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS) – está agora a apenas um clique do cidadão e dos serviços de saúde de todo o país. A Secretaria Municipal de Saúde, informa que agora você pode ter o seu Cartão Nacional de Saúde digital

Tal dispositivo facilita o seu acesso em todos os equipamentos de saúde ofertados pelo Poder Público nos diferentes Entes Federativos, além de ser um banco de dados móvel de todo o seu cadastro pessoal no Serviço Único de Saúde, constando os exames, as consultas já realizadas etc.

Para utilizar esse mecanismo é necessário dispor de aparelho com Android e baixar no Play Store o aplicativo: Cartão SUS Digital. Não sendo necessário se deslocar a sede da secretaria para efetuar o cadastro. Facilitando assim que você passa usufruir dos serviços, tendo em vista que o Cartão do SUS é documento obrigatório para qualquer atendimento da rede de saúde.

O cidadão também poderá indicar se possui alguma alergia, informar se faz uso contínuo de medicamentos, adicionar contatos de emergência e compartilhar as informações com médicos por quem estejam sendo acompanhados, o que permite traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente. O aplicativo passará por atualizações nos próximos meses o que ampliará a oferta de serviços disponíveis.

Para descobrir o número do Cartão, o cidadão pode entrar no aplicativo, informando seu número de CPF e data de nascimento. Para quem ainda não possuir, o Cartão SUS é emitido pelas unidades de saúde pública que prestam atendimento ao cidadão nos estados e municípios. Desta forma, basta se dirigir a Unidade Básica de Saúde mais próxima da casa do cidadão para efetuar o cadastro. É necessário informar o nome do usuário do SUS, o nome da mãe, o sexo, raça e etnia, o município de naturalidade, a data de nascimento e o endereço.

 

 

Link para download do Cartão SUS digital: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO