Campanha de vacinação contra a paralisia infantil iniciou neste sábado (08)


08/06/2013 - Secretaria de Saúde - David Oliveira

A Secretária Municipal de Saúde iniciou neste sábado (08), a campanha de vacinação contra a paralisia infantil. A campanha segue até 21 de junho em todos os postos de saúde do município, que vão funcionar de 8h às 17h.

A abertura oficial da campanha foi realizada no Centro de Saúde Margarida Maria Leandro, com participação da secretária de Saúde, Ivonete Vieira, e do prefeito Weber Araújo, que aplicou as primeiras doces da campanha no município.

A meta do município é vacinar aproximadamente 4.528 crianças entre 6 meses e (menores de) 5 anos de idade. Essas crianças deverão tomar uma dose de vacina oral mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. É extremamente necessário que todos os responsáveis pelas crianças levem a carteira de vacinação durante a campanha para que seja avaliada a situação vacinal contra a poliomielite.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral. A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição. O Brasil não tem registros de paralisia infantil há 24 anos, O último caso notificado foi em 1989, na Paraíba.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO