Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira


22/04/2014 - Secretaria de Saúde - David Oliveira

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira, (22), na cidade de Russas e em todo o país, sendo finalizada no dia 9 de maio. De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 49 milhões de doses serão distribuídas em cerca de 65 mil postos de saúde. Em Russas, os postos de Saúde espalhados pelo município já estão preparados para receber os cidadãos que estão entre o publico alvo da campanha (gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos, profissionais de saúde, índios e doentes crônicos).

A campanha tem como objetivo imunizar a população contra a gripe H1N1, que provocou uma pandemia há quatro anos, mas também evitar os demais tipos de gripe influenza, como a A H3N2 e B. O dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, será em 26 de abril. A imunização é via injeção. A meta é de que 80% do público alvo seja vacinado no município.

Em 2013, Russas obteve 82% de pessoas vacinadas do público alvo. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era 80% da população. Trabalhadores da saúde, idosos, pacientes com doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos; estiveram com cobertura vacinal acima da meta. Já o grupo das gestantes não atingiu a meta estipulada. Apenas 564 gestantes receberam a aplicação da vacina, o que corresponde a 78% da meta. Ao todo foram vacinados 8.736 pessoas, que equivalem a 82% da média do município.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO