Banda de Música de Russas está entre as classificadas do projeto “Toda Banda de Música é uma Escola”


11/10/2018 - Secretaria de Cultura e Turismo - Cláudio Moura

A Banda de Música Maestro Orlando Leite do Município de Russas, foi uma das classificadas do edital do projeto: “Toda Banda de Música é uma Escola”, do Governo do Estado do Ceará, que tem como objetivo reconhecer e fortalecer a banda de música como instrumento imprescindível de formação e fruição cultural de crianças e adolescentes para a experiência da música como meio do desenvolvimento pessoal e social. O resultado do edital foi divulgado nesta quarta-feira, 10 de outubro, no site da Secretaria de Cultura do Estado.

A Banda Russana foi uma das classificadas na categoria modernização da banda de música e será contemplada com um kit de instrumentos composto por 46 itens, sendo: 20 (vinte) Flautas germânicas; 03 (três) clarinetes; 02 (dois) Saxofones Alto; 01 (um) Saxofone Tenor; 03 (três) Trompetes; 02 (dois) Trombones; 01 (um) Bombardino; 01 (uma) Tuba Sib; 01 (um) Bombo; 01 (uma) Caixa; 01 (um) par de pratos e 10 (dez) estantes para partituras, que serão usufruídos por toda a coletividade, direta e indiretamente, através da modernização da banda de música municipal.

O projeto “Toda Banda de Música é uma Escola” faz parte da política de ampliação e requalificação da infraestrutura cultural no interior do Estado e, ao mesmo tempo, atende a uma das principais demandas levantadas por regentes, instrumentistas, gestores públicos, professores, estudantes e demais agentes e instituições que compõem a rede de bandas de música do Ceará, de maneira a fortalecer as políticas do Sistema Estadual de Bandas de Música, às demais políticas culturais do Estado para o campo da música.

Um dos critério para ser classificada no edital era o apoio do município a Banda de Música, o município de Russas através do prefeito Weber Araújo comprovou total apoio financeiro e logístico ao grupo local, sendo assim a banda de música de Russas fez um total de 20 pontos, sendo apta a receber a premiação. Em seu projeto a Banda de Música Maestro Orlando Leite ainda firma compromisso com a Escola Municipal Raimundo Pelópidas de Araújo que receberá ações da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, através da Banda de Música.

Ao todo, de acordo com o edital, serão classificados 60 (sessenta) municípios do estado do Ceará, para cessão de uso de instrumentos musicais para implantação e modernização de bandas de música. A banda de Música Maestro Orlando Leite já foi Beneficiada este ano com um aporte de 60 mil reais em instrumentos e materiais de consumo.

A Banda de Música Maestro Orlando Leite, agradece a atual gestão por toda a atenção ao grupo.

Banda de Música Maestro Orlando Leite, há 35 anos tocando a história de Russas!



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO