Cresce em 55% o número de atendimentos na UPA de Russas


05/05/2015 - Secretaria de Saúde - Igor Raneelle

Inaugurada em março de 2014, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Russas registrou uma maior demanda por atendimentos médicos, radiografias, eletrocardiogramas e aplicação de medicamentos. Segundo o Relatório Consolidado de Atividades da UPA, entre março e abril de 2014 foram 5.946 atendimentos, já no mesmo período desse ano foram registrados 9.106 atendimentos – aumento de 55%.

Procurando intensificar a integração dos serviços e mantendo uma boa relação com o cidadão, a coordenação da UPA quer que o usuário do SUS tenha sempre um atendimento de qualidade. “Os funcionários estão animados e a gente espera que a população entenda que o UPA veio para contribuir, somar esforços e ajudar o contexto da saúde no município”, disse o coordenador da UPA, Adriano Nogueira.

Apenas 24 UPA’s funcionam no Ceará, poucos municípios como Russas tiveram a coragem de colocar pra funcionar uma UPA por se tratar de um equipamento de alto custo. Em média, são realizados mensalmente 250 serviços de radiografias, 900 observações, 120 eletrocardiogramas, 400 inalação\nebulização, 4.500 atendimentos médicos, além de 6.000 aplicações de medicamentos.

Ninguém escolhe hora nem dia para adoecer ou passar mal. Quando isso acontece no período da noite ou nos finais de semana fica mais difícil para a população ser atendida porque os postos de saúde estão fechados e as emergências dos hospitais geralmente lotadas. Em Russas, a população tem um novo serviço que não para nunca. A UPA 24h funciona dia e noite e todos os dias da semana, inclusive nos feriados, garantindo à população russana atendimento em casos de urgência e emergência para crianças e adultos. A UPA 24 horas não é um posto de saúde. Não é um hospital. É uma unidade intermediária.

Ao receber o Relatório Consolidado de Atividades da UPA, o prefeito Weber Araújo mostrou-se bastante satisfeito por conseguir, em tão pouco tempo de administração, colocar pra funcionar este importante equipamento de saúde. “Acompanho frequentemente o atendimento realizado na UPA, nos reunimos sempre para avaliar os serviços prestados e tomar decisões para melhorar cada vez mais o serviço oferecido à população”, afirmou o prefeito russano, Weber Araújo.

 

 

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO