Assistência Técnica ao Projeto Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável será lançada em Russas

10/04/2017 - Secretaria de Meio ambiente - Cláudio Moura

Com apoio da Prefeitura de Russas, através das Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura, e realização da Secretaria do Meio Ambiente do estado do Ceará, acontecerá neste terça-feira, 11 de abril, a partir das 9h30min, no Projeto de Assentamento Chico Mendes, zonal rural do Município, o evento de lançamento da assistência técnica ao  Projeto Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe.

O momento contará com a presença do secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, que tem a honra, juntamente com as autoridades municipais, secretários do Meio Ambiente Sávio Santiago e Agricultura Nilson Mendonça, e o prefeito Weber Araújo, de convidar todos os gestores municipais para participarem do evento.

O Projeto é uma parceria da SEMA com o Ministério do Meio Ambiente e o Fundo Socioambiental da Caixa. Tem como objetivo o manejo de, no mínimo, 5.000ha da Caatinga com a implantação de 17 planos de manejo florestal de uso múltiplo, além do estabelecimento de mecanismos para promover o desenvolvimento econômico com sustentabilidade, por meio de 17 Planos de Negócios implantados com base nos Planos de Manejos.

A implantação do Plano de Manejo nos assentamentos rurais vem beneficiando, aproximadamente, 530 famílias e apresenta vantagens para a região como suprimento de energéticos florestais, pois a vegetação da Caatinga é tolerante as secas, assim como apresenta a capacidade de rebroto por tocos e raízes, desse modo assegurando que não terá risco de perda do recurso florestal por motivo de seca.

O Projeto abrangerá 06 municípios da Região do Baixo Jaguaribe, sendo eles: Russas, Morada Nova, Ibaretama, Ibicuitinga, Beberibe e Ocara.

O Projeto tem como produto a elaboração de 17 Planos de Manejo Florestal de Uso Múltiplos; a elaboração e implantação de 17 Planos de Negócios; a assistência técnica nos 17 assentamentos.

Confira a programação do evento:

09h30min: Abertura – Artur Bruno (Secretário de Meio Ambiente do Estado);

10h00min: Palestra – Situação das atividades desenvolvidas pela empresa contratada Verde Vida Engenharia Ambiental LTDA – Palestrante Raimundo Gonçalves Ferreira;

10h30min: Palestra – Assentamento Bernardo Marin II – Palestrante Francisco Orlando da Silva;

11h00min: Palestra – Relevância do Manejo Florestal Sustentável e a demanda do mercado florestal no Estado – SEMACE;

11h30min: Entrega das placas – Entrega das placas de sinalização dos Planos de Manejo Florestal – SEMA;

12h00min: Encerramento.