Assentamento Mundo Novo realiza despesca de 800kg de peixe


19/02/2014 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - David Oliveira

A Prefeitura de Russas, através da Defesa Civil, em parceria com a Localidade do Assentamento Mundo Novo, realizou na manhã do último sábado (15), a despesca de 800kg de peixes que são criados nos viveiros cultivados na localidade. A ação faz parte do Projeto Água Doce e tem apoio da Prefeitura de Russas que é responsável por manter o operador do dessalinizador que leva água os viveiros, realizar o pagamento da energia e manutenção do dessalinizador.

Ao todo, três viveiros fazem parte do projeto, cada um comporta 1.500 peixes que são vendidos para os moradores por um preço abaixo do de mercado. Em média, a despesca acontece de 4 em 4 meses, que é o tempo necessário para quê o peixe se torne adulto e próprio para o consumo. De acordo com Dedé Moreira, responsável por operar os viveiros, o projeto é de extrema importância e beneficia toda a comunidade que tem a oportunidade de consumir um produto de qualidade por um preço mais em conta.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido.

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO